VACINAÇÃO CONTRA GRIPEVACINAÇÃO CONTRA GRIPE

Publicado em 13/04/2021, Por Assessoria de Imprensa

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

A Prefeitura de Silves, por meio da SEMSA (Secretaria Municipal de Saúde), comunica que inicia nessa terça-feira (13) a campanha de vacinação contra a gripe. O cronograma é composto por três etapas, que se estenderão até 9 de julho. A vacina é em dose única e protege contra Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

Na Zona Urbana a vacinação ocorrerá em dois locais, sendo a UBS Zolima Garcia e na E. M. Prof. Alda Amazonas, das 8h às 11h e 13h às 16h; na Zona Rural a vacinação ocorrerá na UBS polo da localidade no período de 8h às 11h e 13h às 16h.

As pessoas devem priorizar a imunização contra a covid-19, aguardar 14 dias, para só depois se vacinar contra a gripe. A imunização contra a gripe, em todos os grupos prioritários é essencial para a prevenção de quadros respiratórios graves que podem até evoluir a óbitos. A vacinação também terá impacto na redução da sobrecarga no sistema de saúde, atualmente já impactado pela pandemia do novo coronavírus.

Confira abaixo os grupos de pessoas que poderão se vacinar nas etapas classificadas pela Prefeitura de Campinas:

1ª ETAPA COM INÍCIO NA TERÇA-FEIRA, DIA 13 E SEGUE ATÉ 10 DE MAIO:

- Serão imunizados trabalhadores da Saúde;

- Indígenas;

- Gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto);

- Crianças com idade a partir de 6 meses até cinco anos completos.

Vale destacar que os trabalhadores da saúde de hospitais, públicos e privados, e das unidades básicas de saúde serão vacinados em seus locais de trabalho. Já os trabalhadores da saúde de clínicas ou os autônomos serão vacinados nos centros de saúde, mas devem priorizar locais parceiros, como postos volantes, que serão divulgados em breve.

2ª ETAPA COM INÍCIO EM 11 DE MAIO ATÉ 8 DE JUNHO:

- Idosos (pessoas com 60 anos ou mais);

- Professores das redes pública e privada.

3ª ETAPA COM INÍCIO EM 9 DE JUNHO ATÉ 9 DE JULHO:

- Pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla);

- Caminhoneiros;

- Trabalhadores portuários e de transporte coletivo;

- Profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento

- Funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.

#prefeituradesilves