Publicado em 18/01/2024, Por Assessoria de Imprensa

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) firmou Acordo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Silves (município distante 200 quilômetros de Manaus), com o objetivo de reforçar a manutenção das atividades inerentes ao Poder Judiciário na Comarca da cidade. O convênio foi assinado nesta quinta-feira (18/01), pela presidente da Corte, desembargadora Nélia Caminha Jorge, e pelo prefeito de Silves, Raimundo Paulino de Almeida Grana, durante reunião na Sede do TJAM, na zona Centro-sul da capital.

O Acordo de Cooperação Técnica nº 02/2024 prevê, entre outras ações, a cessão de servidores, para exercerem suas atividades na Comarca de Silves, a disponibilização de um imóvel para a maior estruturação do Poder Judiciário no local, destinado ao funcionamento do Fórum de Justiça.

A presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge, afirmou que parcerias entre o Tribunal e as prefeituras são fundamentais para garantir o acesso da população de todo o interior do Estado do Amazonas aos serviços da Justiça Estadual.

“São parcerias de suma importância, pois ajudam o Tribunal a dar condições dignas para que a Justiça seja desempenhada de forma eficiente no município”, destacou a magistrada.

Para o prefeito de Silves, Paulino Grana, os cidadãos serão os maiores beneficiados com esse convênio, fortalecendo ainda mais a aplicação da justiça no interior. “Sabemos que o principal foco da justiça é o cidadão, com a oferta dos serviços judiciais de que ele precisa. Tendo um apoio da Prefeitura, é a população que vai ser premiada com isso e, portanto, só temos que agradecer pela parceria também”, afirmou o prefeito.

Também participaram da reunião o juiz Roberto dos Santos Taketomi, responsável pela comarca de Silves, e o diretor da Vara Única do município, Amauri Neves.