10ª Conferência Municipal de Assistência Social10ª Conferência Municipal de Assistência Social

Publicado em 14/07/2023, Por Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Silves, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal de Assistência Social, realizou ontem (13), a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, cujo o tema central foi:

Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos

As conferências são instâncias que tem por atribuições a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social.

Os eixos trabalhados foram

1. Financiamento

2. Controle Social

3. Articulação entre os seguimento

4. Serviços, programas e projetos

5. Benefício e transferência de renda

Por mais que a Constituição Federal de 1988 e a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) tenham delineado e regulamentado a Política Nacional de Assistência Social no Brasil, sua concretização conforme idealizada a partir do SUAS ainda não foi alcançada.

Esta condição ainda traz muitos desafios para a execução de serviços e benefícios, sendo necessário avaliar o “SUAS que temos”, traçar objetivos e metas para avançar continuamente e chegar ao “SUAS que queremos”.

O evento ocorreu no Auditório da Prefeitura de Silves, com a participação dos programas e serviços disponibilizados pela pasta, apresentação cultural do Boi Estrelinha de Nossa Senhora.