ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >


Semana da Saúde Bucal é alerta para cuidados contra o câncer de bocaSemana da Saúde Bucal é alerta para cuidados contra o câncer de boca

Publicado em 28/05/2022, Por Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Silves, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou na tarde de hoje (27), a abertura da Semana de Prevenção ao Câncer Bucal e Tabagismo. O evento ocorreu na Quadra Poliesportiva do Centro Educacional Alda Amazonas Martins.

O evento teve o objetivo de estimular gestores de saúde e população a promoverem ações preventivas, campanhas educativas, debater políticas públicas, apoiar atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil, entre outras ações. Os homens são os mais afetados por esse tipo de tumor na cavidade oral, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Durante a programação, foram ministradas palestras abordando assuntos acerca da saúde bucal e do tabagismo pelas cirurgiãs dentistas, Dras. Lorena Farias e Maxine Ennata, enfatizando as causas, fatores e riscos. Um cidadão silvense, sr. Ermes, ex usuário de álcool, contou todo o processo para a perca de visão, ocasionado por um tumor na boca, incentivando a sociedade a procurar atendimento com especialista em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do município.

 

A SEMSA lembra que, se detectado no início, o câncer tem boca tem cura. Os principais fatores de risco são o fumo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Já os sinais mais evidentes de alerta para esse câncer são feridas nos lábios e na boca que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na boca e sangramentos sem causa conhecida em qualquer região da cavidade oral. O médico deve sempre ser procurado.

Entre os principais fatores de risco para o câncer bucal estão o tabagismo, o consumo de álcool, a exposição solar, o vírus HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano) e antecedentes familiares. A prevenção consiste em bons hábitos alimentares, de higiene bucal e uso de filtro solar. Se a pessoa notar o aparecimento de lesões (feridas) em lábios ou na cavidade oral, que não cicatrizam por mais de 15 dias, com crescimento ou com sangramento, a recomendação é de que um cirurgião-dentista seja procurado o quanto antes.

O fisioterapeuta William Grana, falou a respeito da alimentação correta que ajuda na prevenção de futuras doenças bucais. Ao final, foram realizados sorteios de prêmios e servido um coffe break aos participantes.

Participaram o evento, os odontólogos, Giovanne Neves, Kelly Grana e Paulo Victor, além da secretária de saúde e profissionais da saúde.







Compartilhar:


CLIMA E TEMPO