Caminhada marca dia de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, em SilvesCaminhada marca dia de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, em Silves

Publicado em 19/05/2022, Por Assessoria de Imprensa

O ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes’, celebrado nesta quarta-feira, 18 de maio, foi marcado por uma caminhada pelas principais ruas da cidade. A passeata, que contou com a participação de alunos de escolas das redes pública de ensino, secretários, servidores municipais, estaduais, grupos de jovens, grupos folclóricos, representantes de igrejas e a sociedade em geral, alertou para a importância e necessidade de união da população para o enfrentamento do problema na cidade.

Promovida pela Prefeitura de Silves, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), tendo como ponto de partida a SEMDES com destino a Praça da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a ação objetivou conscientizar toda a população quanto a não violação dos direitos das crianças e dos adolescentes.

“O Maio Laranja é uma campanha importante porque através dela buscamos orientar a sociedade para que fique atenta aos sinais de abuso e exploração, que os pais saibam identificar quando os filhos estejam agindo de forma suspeita. A caminhada e demais mobilizações que aconteceram em Silves servem para encorajar as vítimas a denunciarem para que autoridades possam tomar as devidas providências. É um compromisso coletivo cuidar da população infanto-juvenil do nosso município”, disse da SEMDES, Íris Carla, que também acompanhou a passeata.

Durante entrevista ao SBT, o prefeito Paulino Grana, diz que, em todo o Brasil, “diariamente crianças e adolescentes são expostos a várias formas de violência nos mais diversos ambientes por eles frequentados. Dessa forma, a sociedade e o poder público devem promover sempre discussões e atividades em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual, alertando principalmente, que as vítimas, em sua grande maioria, não têm a percepção do que é o abuso sexual. Então mais um ano unimos força com a prefeitura e as secretarias municipais para fortalecer o combate desta violência no nosso município”.

Também marcaram presença, a presidente do Conselho Tutelar, Woklange Batista; presidente do CMDCA, Kennedy Viana; coordenadora do CRAS, Amarílides Batista; Articuladora do Selo Unicef; Ádria Galúcio; mobilizador do NUCA, Manoel Gonçalves; secretária de Saúde, Elem Pacheco; secretário de produção, Decarte Assis; secretário de educação, Junivaldo Assunção; delegado de Polícia Civil, João Emanuel; Padre Graciomar; e o Pastor Roberto Sales.

O dia 18 de maio

Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.

Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.