SEMED realiza 1º Encontro Pedagógico com professores do 1º ao 5º com o tema: AlfabetizaçãoSEMED realiza 1º Encontro Pedagógico com professores do 1º ao 5º com o tema: Alfabetização

Publicado em 13/05/2022, Por Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Silves, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou hoje (13), o 1º Encontro Pedagógico com professores da rede municipal de ensino do 1º ao 5º ano com o tema “Alfabetização”.

O encontro objetivou levantar debate acerca do comprometimento por parte do corpo docente quanto ao ensino da educação infantil 1 e 2, de alunos do município, além de criar oportunidades para o diálogo e troca de experiências sobre alfabetização, com vistas à realidade vivenciada e necessidades dos educadores da rede municipal de educação de Silves.

O secretário da SEMED, Junivaldo Assunção, afirmou que o evento visa orientar educadores que estão trabalhando durante o ano letivo a enfrentar mais uma vez o desafio da alfabetização.

“Diante da atual realidade, seguimos uma orientação do prefeito Paulino Grana de dar aos profissionais da educação subsídios para enfrentar esse desafio, que é alfabetizar em um novo cenário. Planejamos então esse encontro, e aqui os participantes obtiveram troca de informações e orientações da nossa equipe de profissionais, que nos ajudaram no conhecimento de várias metodologias tecnológicas que irão colaborar nesse novo processo de ensino e aprendizagem”, explicou.

O prefeito de Silves, professor Paulino Grana, em discurso, ressaltou a importância e o comprometimento por parte dos professores para proporcionar uma educação de qualidade aos estudantes. “Estou como prefeito, mas sou professor, e conheço a realidade da educação do município. Temos o compromisso de investir e priorizar a educação em nossa gestão, para proporcionar um desenvolvimento intelectual igualitário e assertivo aos nossos alunos”.

Grana enfatiza a missão do trabalho em conjunto e com a participação de todos. “Estou reunido aqui, com 104 professores de 1º ao 5º ano, que educam 690 estudantes da rede municipal. O foco é trazer essa responsabilidade para nós e fazer com que a educação se torne um diferencial em Silves atingindo, preferencialmente, acima de 7 pontos no IDEB”, disse.

Silves é administrada por professores que conhecem e entendem que a educação é a base de todo o processo humano.

A coordenadora pedagógica, Rosenir Leal, ressaltou a necessidade do evento, e falou sobre o processo de planejamento do ano letivo deste ano. “O evento, pioneiro no município, é importante para refletir sobre os processos de ensino e de aprendizagem das habilidades de leitura e de escrita, buscando demonstrar como as práticas que muitas vezes eles já realizam cotidianamente podem ser repensadas com base em evidências para serem ainda mais efetivas e, assim, garantir a aprendizagem de todas as crianças, respeitando as suas particularidades e diferenças individuais”, comentou.

O evento contou com a participação dos professores do 1º, 2º e 3º ano, pelo turno matutino, e do 4º e 5º ano, no turno vespertino. Durante a reunião, houveram sugestões, compartilhamento de experiências, pedido de investimento e apoio, além de pausa para coffee break em ambos os turnos.