Prefeitura de Silves, Eneva e Sebrae-AM lançam projeto voltado ao empreendedorismo femininoPrefeitura de Silves, Eneva e Sebrae-AM lançam projeto voltado ao empreendedorismo feminino

Publicado em 10/04/2022, Por Assessoria de Imprensa

Valorizar o empreendedorismo feminino é proporcionar avanço e garantia dos direitos da mulher e a equidade entre os gêneros, trazendo a celebrada diversidade, que consiste na quebra de paradigmas e uma desejável renovação no mundo dos negócios.

Pensando no desenvolvimento e no apoio ao ecossistema empreendedor, a Prefeitura de Silves, a Eneva e o Sebrae-AM, lançaram no início da tarde de ontem (9), o Programa ELAS EMPREENDEDORAS, o projeto objetiva oferecer cursos de capacitação sobre empreendedorismo e dar apoio às profissionais para desenvolver suas habilidades como empreendedoras, gerando emprego e renda na região.

Lançado nos municípios de Silves e Itapiranga, a iniciativa nasceu a partir do Projeto Costurando para o Bem, que promoveu a fabricação de máscaras e EPIs que foram distribuídas à população das duas cidades, no período de pico da pandemia de Covid-19. Em Silves, mais de 20 mulheres estão fazendo parte do projeto que, agora, receberão apoio da Eneva e do Sebrae-AM para aprimorar as relações empreendedoras.

Durante a apresentação do programa, a coordenadora de responsabilidade social da Eneva, Elisabeth Teles, disse que os projetos desenvolvidos pela empresa de energia dão frutos e são importantes ferramentas de transformação por onde passam. “Nossa ideia é achar o diferencial de cada empreendedora de Silves, a partir daí, incentivar e proporcionar retorno financeiro para as profissionais que tiveram suas habilidades reveladas. O intuito é despertar e estimular mais ações empreendedoras nessas mulheres, trabalhando a questão do protagonismo e fortalecimento da figura feminina”, pontua.

Na primeira etapa, o ELAS EMPREENDEDORAS contará com a parceria do Sebrae na realização de cursos de capacitação com foco no empreendedorismo. “Serão identificadas as potencialidades e feitas as capacitações. Em Azulão, as mulheres farão uma imersão nos próximos meses, com oficinas sobre planos de negócios, educação financeira, avaliação de mercado e conclusão com feira empreendedora”, afirmou Teles.

Dentre as mulheres que receberão apoio do projeto, estão: artesãs, costureiras, agricultoras, e etc... que no decorrer do processo receberão apoio na abertura de oportunidades coletivas e individuais.

A secretária de Desenvolvimento Social de Silves, Íris Carla, lembra que a preocupação da SEMDES é proporcionar uma vida digna e de qualidade para às mulheres. Esse foco possibilita e engaja a pasta buscar parcerias de estímulos voltados para o empreendedorismo feminino, uma vez que a importância da independência financeira da mulher ainda é um assunto que requer um olhar especial.

“Selecionamos um grupo de mulheres que são cadastradas na base de dados da SEMDES, no programa Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), oferecido pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Essas mulheres já recebem incentivos do governo e que ao nosso ver tem potenciais empreendedores para desenvolver atividades que no futuro próximo possa gerar renda para suas famílias. Nossa meta é cada vez mais auxiliá-las dando apoio e estimulando as habilidades exercidas por elas no segmento escolhido por cada uma”, pondera Carla.

Atualmente a Eneva desenvolve 37 projetos sociais que beneficiam mais de 62 mil pessoas nos estados do Maranhão, Ceará, Roraima e Amazonas, onde a empresa desenvolve atividades.

Sobre a Eneva

A Eneva é a maior operadora privada de gás natural e energia do Brasil e mantém o campo de Azulão, no município de Silves, como parte do projeto integrado Azulão-Jaguatirica, vencedor do leilão de 2019 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com investimento de R$ 1,9 bilhão, o projeto produzirá gás natural na Bacia do Amazonas, em Silves (AM), para abastecer a usina termelétrica (UTE) Jaguatirica II, que vai gerar energia para Roraima.

A Eneva une a atividade de exploração e produção de gás natural em terra à geração de energia. As operações estão concentradas no Norte e Nordeste do país e contribuem para o aumento da segurança energética das regiões e para a modicidade tarifária.