SEMDES realiza programação dedicada às Mulheres, no Paraná do Pai TomásSEMDES realiza programação dedicada às Mulheres, no Paraná do Pai Tomás

Publicado em 02/04/2022, Por Assessoria de Imprensa

Para valorizar a importância das mulheres na sociedade, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES) e o grupo Mulheres Empoderadas, realizaram na manhã de hoje (2), uma programação dedicada às mulheres das comunidades Paraná do Pai Tomás, Santa Maria e Santa Luzia, situadas às margens esquerda do Rio Amazonas.

A programação que contou com a presença do prefeito de Silves, professor Paulino Grana, acompanhado da secretária e da coordenadora da SEMDES, Íris Carla e Elcelene Gonçalves; da vereadora Lia Elma; dos vereadores Thomás Silva (presidente da CMS) e Luís Carlos (China); teve início pela manhã e foi até a tarde com uma extensa programação voltada para às mulheres das comunidades. Os presidentes do Paraná do Pai Tomás e Santa Maria, Valmir Vasconcelos e João Batista, também estiveram fazendo parte do encontro.

De acordo com a secretária da SEMDES, Íris Carla, 95% das pessoas que compõem o quadro de colaboradores da secretaria são mulheres, ou seja, um dos motivos pelo qual a pasta tem um olhar especial a este gênero. Carla ressalta que as pautas relativas aos direitos das mulheres têm grande importância para a SEMDES. "Muitas famílias atendidas pela secretaria são chefiadas por mulheres. Estamos em um momento para comemorar conquistas, de pautar a garantia de direitos e dar visibilidade para as demandas das mulheres do município", disse.

Em discurso, o prefeito Paulino Grana, reafirmou o compromisso em continuar promovendo as mudanças que Silves precisa, especialmente na vida das mulheres e dando apoio nos eventos voltados para o gênero, uma vez que, segundo ele. “Sempre foi um desejo da minha falecida esposa, ter um olhar especial às mulheres. Por ela e por todas vocês, estamos aqui, proporcionando esse momento de valorização e reconhecimento”, salientou.

Grana expôs os projetos em execução, desenvolvimento e ressaltou as propostas de plano de governo. “Estamos aqui para fazer o que nós prometemos durante nossa campanha política. Aos poucos e com a ajuda de todos, vamos conquistando e realizando nossos projetos”, finalizou.

Representando a Câmara Municipal de Silves (CMS) e o Grupo Mulheres Empoderadas, a vereadora Lia Elma usou palavras que entoaram o sentimento de luta contínua na busca pela garantia dos direitos essenciais de todas as mulheres, dentre eles, de serem respeitadas e tratadas iguais em sociedade.

O evento contou ainda com serviços de corte de cabelo, limpeza e henna em sobrancelhas, esmaltação, além de diversas dinâmicas e sorteios com brindes disponibilizados pela prefeitura do município. Ao final da programação, houve a escolha da Mulher Empoderada e um coffee break foi servido a todos os presentes.

As comunidades localizadas as margens do Rio Amazonas, anualmente passam pelo fenômeno natural recorrente a cheia do rio, ficando submersa um longo período. Os moradores continuam residindo na localidade, adaptando suas rotinas. No entanto, há casos que requerem a troca de endereço temporariamente.