Sema recebe 21º encontro do Fórum Permanente de Secretários Municipais do Meio AmbienteSema recebe 21º encontro do Fórum Permanente de Secretários Municipais do Meio Ambiente

Publicado em 30/03/2022, Por Assessoria de Imprensa

Evento ocorre até 1º de abril, com pautas relacionadas à fauna, flora e resíduos sólidos

A 21ª Reunião Ordinária do Fórum Permanente de Secretários Municipais do Meio Ambiente (Fopes) teve início nesta terça-feira (29/03), em Manaus. O evento reúne, até esta sexta-feira (1º/04). Para representar o município de Silves, o secretário de meio ambiente Janderlei Gadelha, está participando do encontro com mais de 40 representantes do interior do Amazonas para oficinas de capacitação e troca de experiências, no auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

“Esperamos que os secretários tenham efetiva participação no que tange aos problemas locais e que a gente consiga auxiliá-los na resolução de problemas, para fortalecer a política pública de meio ambiente nas esferas municipal e estadual, como a gente vem fazendo”, disse Jane Crespo, titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sedema) de Maués e atual presidente do Fopes.

Este ano, o evento traz eixos temáticos para cada dia de evento. Entre as pautas estão: desenvolvimento sustentável, fauna, flora, resíduos e encaminhamentos internos. Com apoio da Sema, serão ministradas oficinas específicas para as principais demandas das secretarias do interior.

Para falar sobre pesca indiscriminada, foram convidados Rogério Bessa e Bruna Alves, coordenadora e técnica do Núcleo de Pesca (Nupes) da Sema, respectivamente.

Quem ministra a oficina “Desmatamento, Manejo Florestal/Concessões e Zoneamento Econômico e Ecológico” são Eirie Vinhote, chefe do Departamento de Gestão Ambiental e Ordenamento Territorial (Degat), e Maycon Castro, chefe da Assessoria de Recursos Hídricos (Asshid) da Sema.

A técnica da Assessoria de Bem-Estar Animal (Assbea), Vanessa Menezes, falará sobre “Formulação, Implementação e Execução das Políticas Estaduais e Bem-Estar Animal e da Fauna Doméstica”.

Entre os municípios participantes estão: Silves, Alvarães, Atalaia do Norte, Autazes, Anori, Amaturá, Beruri, Benjamin Constant, Boa Vista do Ramos, Borba, Carauari, Careiro da Várzea, Canutama, Careiro Castanho, Codajás, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itacoatiara, Japurá, Jutaí, Juruá, Lábrea, Manacapuru, Manaquiri, Manicoré, Maraã, Maués, Nova Olinda, Nhamundá, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Parintins, Santo Antônio do Içá, São Sebastião do Uatumã, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tefé, Tapauá, Tonantins, Urucurituba, Uarini e Urucará.