ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >


Março Lilás estimula prevenção a saúde das mulheres, no Hospital Delphina Aziz, em SilvesMarço Lilás estimula prevenção a saúde das mulheres, no Hospital Delphina Aziz, em Silves

Publicado em 23/03/2022, Por Assessoria de Imprensa

Março Lilás estimula prevenção a saúde das mulheres, no Hospital Delphina Aziz, em Silves

Para conscientizar e valorizar as colaboradoras do Hospital Delphina Aziz, de Silves, está sendo realizada uma programação em alusão ao Março Lilás, mês de conscientização e combate ao câncer de colo de útero.

A programação iniciou com um café da manhã dedicado aos colaboradores que, diariamente estão na linha de frente no atendimento à população que precisa dos serviços de saúde disponibilizados na unidade. 

De acordo com a diretora do HDRAA, Ryanne Lavor, a proposta da programação é despertar às mulheres o autocuidado e procura por exame de rotina disponibilizados pela unidade. “Esse projeto surgiu devido ao alto número de diagnósticos de pessoas com câncer no município. Hoje, estamos todas reunidas para também cuidarmos da nossa saúde. Nosso objetivo é que todos os meses possamos tirar um tempo para cuidarmos, além da saúde da população, da nossa também”, afirmou.  “Na maioria das vezes nos doamos e cuidamos do próximo e esquecemos de nós. Nós, mulheres da saúde temos que ser exemplo e fazer aquilo que a gente orienta a sociedade fazer. Muitos municípios não tem a estrutura e a oportunidade de prestar um serviço de qualidade e nós temos, portanto, vamos ser esse referencial para toda a população”, disse a assistente social da unidade, Talita Carmona. 

Alimentação

Ter uma alimentação saudável proporciona uma série de benefícios para as pessoas. Ela contribui para a melhora no sistema imunológico, na qualidade de sono, no trânsito intestinal, no humor, na capacidade de concentração e pode contribuir até mesmo para a perda de peso. Segundo a nutricionista, Ivanilde Farias, manter uma boa alimentação ajuda a aumentar a imunidade e, consequentemente, a prevenir doenças.  

Prevenção

O médico ginecologista Dr. Odenir Farias, alertou as servidoras sobre a prevenção do câncer. Segundo ele, um dos cânceres mais diagnosticados em mulheres, é o câncer de colo de útero. “Em diversos congressos e palestras referentes ao trato inferior feminino, um dos assuntos mais abordados é câncer uterino, e hoje, temos exames de rastreamento, que, através do Papanicolau ou popularmente conhecido, preventivo, detecta alterações que podem vir a ser um câncer. Portanto, a mensagem é CUIDEM-SE, procurem unidades de saúde e façam seus exames periódicos”, salientou. 

Cuidado

Ter conhecimento sobre quais são os cuidados essenciais com a saúde da mulher garantem longevidade, além de uma qualidade de vida ainda melhor. Valorizar a autoestima é uma tarefa essencial para se sentir bem consigo mesma, por isso, durante todo o dia, as colaboradoras do HDRAA, aproveitaram os serviços de design de sobrancelhas, massagem, maquiagem, exames laboratoriais, ultrassom geral, além de uma vasta programação voltada para elas nas dependências da unidade.







Compartilhar:


CLIMA E TEMPO