Silves realiza 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef na AmazôniaSilves realiza 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef na Amazônia

Publicado em 28/05/2022, Por Assessoria de Imprensa

Neste início da edição do Selo UNICEF, o município planeja e discute com a sociedade as ações que serão desenvolvidas na iniciativa

Após a adesão ao Selo UNICEF, o município de Silves avança rumo à certificação com a realização do 1º Fórum Comunitário. A ilha de Saracá é um dos 2.023 municípios que aderiram à edição 2021-2024 da iniciativa. O evento ocorreu hoje (28), na Quadra Poliesportiva do Centro Educacional Alda Amazonas Martins, com a participação do prefeito e do vice-prefeito, Paulino Grana e José Maria Filho (Zequinha).

Para o prefeito de Silves, Paulino Grana, este é um momento ímpar de construção coletiva e planejamento de políticas públicas que possam tornar mais digna a vida de cada criança e adolescente do município. “O 1º Fórum Comunitário é o momento estratégico do município para que ele se organize e planeje as ações de acordo com a sua realidade, olhando para os seus dados, seus pontos fortes e fracos e, principalmente, abrindo espaço para a participação cidadã de adolescentes, jovens, adultos e outras instituições”.

“Ao aderir ao Selo UNICEF, Silves assumiu o compromisso de assegurar como prioridade políticas públicas para a infância e adolescência. A gestão municipal trabalha para fortalecer, cada vez mais, o acesso de crianças ao registro de nascimento no primeiro ano de vida, o atendimento ao pré-natal, campanhas de vacinação, a implementação da estratégia Busca Ativa Escolar, etc. Assim, com as discussões que serão realizadas durante o Fórum Comunitário, vamos trabalhar para assegurar a melhoria dos indicadores de impacto social do município”, afirmou Grana.

A articuladora do município, Adria Galucio, destacou que o 1º Fórum Comunitário marca o compromisso da gestão municipal com a causa da infância e adolescência. “O ganho para o município é oferecer políticas públicas de qualidade implementadas a longo prazo que não fiquem restritas às ações desta edição do Selo, mas que possam continuar e perdurar como base pra outras gestões políticas, para que nossas crianças e adolescentes tenham condições de vida satisfatórias”, declarou.

Para garantir a participação popular no evento, a comissão intersetorial do Selo UNICEF convidou representantes de diversos setores da gestão e da sociedade civil. “Nós estamos muito felizes em realizar o evento e nos colocamos à disposição dos demais municípios para compartilharmos experiência”, concluiu a articuladora.

Durante a programação, houveram as mostras das secretarias municipais, SEMDES – Secretaria de Desenvolvimento Social, SEMSA – Secretaria Municipal de Saúde e SEMED – Secretaria Municipal de Educação, representadas pelos secretários (as), Íris Carla, Elem Pacheco e Junivaldo Assunção; apresentações do Plano de Participação Cidadã de Adolescentes (PPCA) e Plano Municipal da 1ª Infância,  apresentações culturas; participação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), liderado pelo mobilizador Manuel Gonçalves.

Os assuntos pautados foram divididos em quatro eixos: desenvolvimento infantil na primeira infância; educação de qualidade para todos; prevenção e resposta as violências contra crianças e adolescentes; e participação cidadã e gestão por resultados.

Com participação ativo, o presidente do CMDCA, Kennedy Viana, vê com muita esperança e otimismo o protagonismo juvenil no Selo UNICEF. “Eu espero que nós possamos trocar experiências e conhecimentos para fortalecer e garantir a política pública para crianças e adolescentes, na sua garantia de diretos, e buscar a melhor forma de conduzir essa garantia para as crianças e adolescentes na ressignificação de sua vida, pra que possam almejar um futuro e não ter seus direitos violados”, afirmou.

Compondo a mesa estiveram: Paulino Grana, prefeito; José Maria Filho (Zequinha), vice-prefeito; Ádria Bruce; articuladora do Selo Unicef; Luiz Carlos (China), vereador; Íris Carla, secretária da SEMDES; Junivaldo Assunção, secretário de Educação; Elem Pacheco, secretária de saúde; Erikson Amaral, secretário da SEMTCE; Kennedy Viana, presidente do CMDCA; Woklange Batista, presidente do Conselho Tutelar; Sarah Rebeca, representante do NUCA e Aroldo Barros, representante da comunidade evangélica.

Sobre o 1º Fórum Comunitário

O 1º Fórum Comunitário é uma das grandes etapas do projeto Selo UNICEF. O evento é um momento de planejamento participativo, troca de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade sobre políticas públicas municipais voltadas para a infância e adolescência.

Esse evento teve o objetivo de aprovar o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes. O plano norteará o município ao longo desta edição do Selo UNICEF. A partir de um diagnóstico inicial sobre a situação das crianças e adolescentes no município e, em conjunto com a população, o Plano de Ação é traçado.

Sobre o UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.