Qualidade de vida - Prefeitura de Silves e Hospital Delphina Aziz, realizam campanha de combate à obesidade.Qualidade de vida - Prefeitura de Silves e Hospital Delphina Aziz, realizam campanha de combate à obesidade.

Publicado em 05/03/2022, Por Assessoria de Imprensa

Ontem, 4, a prefeitura de Silves, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Delphina Aziz, realizaram uma campanha de combate à Obesidade, doença que mata silenciosamente. A ação contou com a presença da assistente social, Eliane Silva; da nutricionista, Ivanildes; e do Dr. Henrique Assis, orientando e alertando a população, através de uma roda de conversa, sobre a gravidade da doença.

Segundo dados divulgados pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a obesidade e o sobrepeso atingiram proporções epidêmicas. As taxas de obesidade quase triplicaram desde 1975 e aumentaram quase cinco vezes entre crianças e adolescentes, afetando pessoas de todas as idades e de todos os grupos sociais no mundo.

A região das Américas tem a prevalência mais alta de todas as regiões da Organização Mundial da Saúde, com 62,5% dos adultos com sobrepeso ou obesidade (64,1% dos homens e 60,9% das mulheres). Olhando apenas para a obesidade, estima-se que afete 28% da população adulta (26% dos homens e 31% das mulheres).

A obesidade não se restringe apenas em adultos, na faixa etária de 5 a 19 anos, 33,6% das crianças e adolescentes estão com sobrepeso ou obesos e 7,3% das crianças menores de cinco anos, segundo estimativas do lUNICEF, OMS e Banco Mundial.