SEMSA realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, em SilvesSEMSA realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, em Silves

Publicado em 28/04/2022, Por Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Silves, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou, hoje (28), durante todo o dia, a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento foi realizado na sede do Centro de Convivência do Idoso (CCI), Lindolfo Viana Grana, bairro Plínio Coelho.

A Conferência tem o objetivo de impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde), além de aprofundar o debate sobre a reforma psiquiátrica e os cuidados em saúde mental no município, fortalecendo a base territorial, comunitária e familiar.

Com o tema “A Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, a Conferência tem caráter deliberativo, ou seja, o que ela define tem extrema relevância pública e deve ser considerado pelos gestores das políticas e pela sociedade cabendo aos Conselhos estimular e fiscalizar o cumprimento de suas deliberações.

A saúde mental é um importante fator que possibilita o ajuste necessário para lidar com as emoções positivas e negativas. Investir em estratégias que possibilitem o equilíbrio das funções mentais é essencial para um convívio social mais saudável.

A secretária de saúde, Elem Pacheco, em discurso, agradeceu a presença das pessoas participantes e expos os desafios de realizar o evento em apenas três dias. “Tivemos a missão de realizar a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental no município, fomos pegos de surpresa, no entanto, pela relevância do assunto, arregaçamos as mangas e fizemos acontecer”, contou.

“Por muito tempo a saúde mental foi tratada como um tabu. É importantíssimo fomentar esse debate em Silves e ouvir todos os envolvidos, para que possamos traçar as estratégias para o futuro, tanto a nível municipal, como estadual e nacional, tendo em vista que os temas debatidos serão levados para as conferências regional, estadual e nacional de saúde mental”, explica Pacheco.

Além de ser determinante para a estabilidade física, a saúde mental está relacionada à qualidade da interação individual e coletiva. No cenário atual, buscar alternativas que possibilitem a harmonia nessas relações é uma urgente necessidade.

Por sua vez, o prefeito em exercício, José Maria Filho (Zequinha) destacou o empenho dos profissionais que estiveram a frente da organização da Conferência e salientou a necessidade de pautas acerca do tema em debate.

A programação foi dividida em: credenciamento; composição da mesa e solenidade de abertura; apresentação do regime interno; momento cultural, com a participação do Grupo Carimbó; eixo I: Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania (palestrante: psicóloga, Michellen Farias); eixo II: Gestão, Financiamento, Formação e Participação Social na Garantia de Serviços de Saúde Mental (palestrante: fisioterapeuta, Auricélia Assis); eixo III: Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade (palestrante: assistente social, Elivane Silva); eixo IV: Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para cuidados psicossocial durante e pós pandemia (palestrante: psicóloga, Michellen Farias). Em seguida, foram divididos grupos por eixo temático e plenária final. Escolha dos Delegados para Conferência Estadual, além de coffee breaks no intervalo das atividades.

As palestrantes tiveram o papel de explanar e estimular os participantes a idealizarem ideias e sugestões que agreguem no desenvolvimento da assistência à saúde mental em Silves. Grupos foram criados em plataformas digitais para debaterem no decorrer dos próximos dias, acerca dos temas em evidência.